402 SUL, arq. celso lelis (1975)

402 SOUTH, architect celso lelis (1975)

Encomendados pelo Departamento Nacional de Portos, os blocos da 402 Sul projetados por Celso Lélis foram executados pela construtora Rabello. Como em outros projetos da construtora, o projeto é composto de elementos pré-moldados executados na fábrica da Rabello e trazidos para montagem in loco, como divisórias, brises, lajes e pilares.

 

Os brises metálicos coloridos, além de conferirem identidades distintas a cada um dos 7 blocos construídos na quadra, proporcionam sombreamento sobre as janelas sem prejudicar a entrada de luz natural, um gesto de eficiência termo-energética nos anos 70, hoje muitas vezes substituído por sistemas de climatização artificial.

A arquitetura residencial de Celso Lélis é parte da memória arquitetônica da cidade, composta não apenas por seus monumentos e traçado viário, mas também pelo estilo de vida proporcionado pelas superquadras e seus blocos. Preservar o projeto através de suas intenções iniciais, escolhas de materiais e atualizações respeitosas ao projeto original é preservar a memória arquitetônica de Brasília, para que continue representando os ideais da época de sua construção pensados pelo autor.

CP_Feed_feed-14.jpg