MAPA DE VISITAÇÃO DOS BLOCOS DE BRASÍLIA - PERCURSO 1

BRASÍLIA BLOCKS TOUR GUIDE MAP - ROUTE 1

No Percurso 1 de visitação aos blocos de Brasília, foram priorizadas as quadras 100 e 300 da Asa Sul. Desde os blocos históricos de Oscar Niemeyer na 107-108 Sul (bem como os seus blocos na 104 Sul modificados em meio à obra pela ditadura militar), aos blocos modernistas de Marcílio Mendes e Takudoo Takada na década de 70, o percurso apresenta rica variedade de abordagens à típica arquitetura do bloco de superquadra.

Destacam-se também as quadras 105 Sul, com os blocos de Hélio Uchôa inspirados no Parque Guinle de Lúcio Costa no Rio de Janeiro; a quadra 316 Sul, com projeto paisagístico unificado e escolas por Salviano e Horácio Borges com azulejos de Athos Bulcão; e as quadras 114 Sul e 308 desenvolvidas pelo Banco do Brasil. A 308, com paisagismo de Roberto Burle Marx, é considerada a quadra modelo de Brasília por seguir os preceitos de Lúcio Costa em sua plenitude.

Em meio ao trajeto, diversas opções de cafés, bares e lanchonetes, desde as mais recentes às mais históricas, complementam o trajeto e fornecem locais de pausa e descanso. Uma oportunidade de conhecer a arquitetura de Brasília e também fortalecer às iniciativas locais brasilienses.

Em breve os percursos 2, 3 e 4 serão disponibilizados aqui também.

Mapa Blocos Completo-10.png