aptos funcionais, arq. eduardo negri (1967)

flats for government oficials, architect eduardo negri (1967)

Eduardo Negri foi arquiteto da Caixa Econômica Federal, que realizou convênios com a câmara dos deputados e o senado para a construção de vários blocos de apartamentos funcionais na Asa Norte e principalmente na Asa Sul.

Com variações como desenhos das esquadrias e plantas baixas dos apartamentos, os blocos de Eduardo Negri foram construídos também para famílias de funcionários da Marinha, do Banco Central e da Caixa Econômica Federal. Na 314 Sul e na 202 Sul, paineis de azulejos geométricos desenhados por Negri também compõem o projeto original, apesar de hoje já terem sido removidos em alguns dos blocos durante reformas recentes, que descaracterizam o projeto original através de tendências efêmeras e materiais "em alta" nas épocas das intervenções.

A arquitetura residencial de Eduardo Negri é parte da memória arquitetônica da cidade, composta não apenas por seus monumentos e traçado viário, mas também pelo estilo de vida proporcionado pelas superquadras e seus blocos. Preservar o projeto através de suas intenções iniciais, escolhas de materiais e atualizações respeitosas ao projeto original é preservar a memória arquitetônica de Brasília, para que continue representando os ideais da época de sua construção pensados pelo autor.