203 sul, arq. milton ramos (1974)

203 south, architect milton ramos (1974)

Após experiências bem sucedidas com apartamentos econômicos em blocos pré-fabricados, Milton Ramos colaborou com a construtora Rabello no projeto para mais um bloco pré-fabricado, dessa vez com 6 pavimentos, na quadra 203 Sul. A execução do projeto foi entorno de 33% mais rápida em relação a outros blocos deste porte devido às soluções práticas de pré-fabricação e montagem.

Elementos como lajes modulares, paredes divisórias, armários, e os paineis cegos e paineis de janelas nas fachadas eram feitos na fábrica da Rabello e trazidos para serem montados in loco. O projeto quebra o estigma de arquitetura pré-fabricada como sendo uma arquitetura de aparência mais "barata", normalmente voltada para equipamentos públicos e moradias acessíveis.

A arquitetura residencial de Milton Ramos é parte da memória arquitetônica da cidade, composta não apenas por seus monumentos e traçado viário, mas também pelo estilo de vida proporcionado pelas superquadras e seus blocos. Preservar o projeto através de suas intenções iniciais, escolhas de materiais e atualizações respeitosas ao projeto original é preservar a memória arquitetônica de Brasília, para que continue representando os ideais da época de sua construção pensados pelo autor.