106-7-8 SUL, arq. OSCAR NIEMEYER (1957-60)

106-7-8 SOUTH, architect OSCAR NIEMEYER (1957-60)

Os blocos residenciais de Oscar Niemeyer estão entre os mais antigos de Brasília, alguns datando até mesmo de antes da inauguração de Brasília. Na 106 Sul, considerada a quadra mais antiga da cidade por ter sido a primeira a ser concluída em sua totalidade, as tipologias de blocos são de autoria de Niemeyer, com variações pequenas nas plantas baixas dos apartamentos e no tratamento das fachadas, alguns em esquadrias de vidro à mostra, outros com brises em nichos em diferentes modulações.

Os blocos possuem uma torre única de circulação com escadaria e elevadores, que se liga a um corredor de cobogós que atende a todos os apartamentos em cada pavimento. Os cômodos de serviço do apartamento se conectam ao corredor de cobogós com janelas altas basculantes, valorizando a ventilação cruzada e a entrada suave de luz do sol.

A arquitetura residencial de Oscar Niemeyer é parte da memória arquitetônica da cidade, composta não apenas por seus monumentos e traçado viário, mas também pelo estilo de vida proporcionado pelas superquadras e seus blocos. Preservar o projeto através de suas intenções iniciais, escolhas de materiais e atualizações respeitosas ao projeto original é preservar a memória arquitetônica de Brasília, para que continue representando os ideais da época de sua construção pensados pelo autor.