410 norte, arq. mário bakaj (1975)

410 north, architect mário bakaj (1975)

Mário Bakaj foi o primeiro arquiteto e compor o quadro da SHIS (Sociedade de Habitação de Interesse Social), responsável pela construção dos famosos blocos de tijolinhos da 410 Norte.

Construídos em 1967, os blocos apresentam diferenças entre si quanto a planta baixa dos apartamentos e circulação vertical. Há tipologias com escadas em espiral, escadas retas e também com duas caixas de escada, uma social e uma de serviço por prumada. Na linguagem visual, todos seguem uma mesma identidade, com variações pontuais no tipo de cobogó utilizado e intervenções posteriores realizadas nos pilotis.

A arquitetura residencial de Mário Bakaj é parte da memória arquitetônica da cidade, composta não apenas por seus monumentos e traçado viário, mas também pelo estilo de vida proporcionado pelas superquadras e seus blocos. Preservar o projeto através de suas intenções iniciais, escolhas de materiais e atualizações respeitosas ao projeto original é preservar a memória arquitetônica de Brasília, para que continue representando os ideais da época de sua construção pensados pelo autor.

CP_Feed_feed-14 cópia 17.jpg