407-8 norte, arq. milton ramos (1967)

407-8 north, architect milton ramos (1967)

Projeto solicitado pela construtora Rabello, a urbanização e os blocos das quadras 407 e 408 Norte são de autoria do arquiteto Milton Ramos, formado pela Universidade do Brasil em 1958. Se mudou para Brasília 2 meses depois, onde trabalhou ao lado de Oscar Niemeyer em projetos como o Teatro Nacional e o Palácio do Itamaraty, até eventualmente abrir o seu próprio escritório.

Para os blocos da construtora Rabello na 407 e 408 Norte, encomendados originalmente para o Ministérios das Relações Exteriores, prezou pela eficiência do processo de construção com elementos pré-fabricados e montados in loco. Com a desistência do MRE, o projeto foi cedido à Novacap, que executou os blocos para o Corpo de Bombeiros, o Departamento Nacional de Portos e o Supremo Tribunal Militar.

A arquitetura residencial de Milton Ramos é parte da memória arquitetônica da cidade, composta não apenas por seus monumentos e traçado viário, mas também pelo estilo de vida proporcionado pelas superquadras e seus blocos. Preservar o projeto através de suas intenções iniciais, escolhas de materiais e atualizações respeitosas ao projeto original é preservar a memória arquitetônica de Brasília, para que continue representando os ideais da época de sua construção pensados pelo autor.